Skip to main content

Como fazer uma reclamação

Se você está insatisfeito com as ações de um policial, você pode fazer uma reclamação

Reclamar on-line

Envie-nos uma reclamação a qualquer momento através do nosso formulário seguro de reclamações online. Você também pode usar o formulário para nos enviar informações de apoio à sua reclamação - por exemplo, arquivos de vídeo ou áudio, fotos ou documentos.

Faça reclamação on-line

Do que posso reclamar?

Você pode fazer uma reclamação sobre qualquer coisa que um policial faça durante o exercício de suas funções e que lhe cause preocupação. Isso pode variar desde grosseria até preocupações com criminalidade grave.

Lidamos com reclamações sobre a conduta de:

  • Policiais e alguns outros empregados do Serviço de Polícia da Irlanda do Norte;
  • Polícia do Porto de Belfast;
  • Polícia do Aeroporto Internacional de Belfast;
  • Oficiais da Agência Nacional de Crime na Irlanda do Norte (casos graves);
  • Funcionários da Agência de Imigração e Fronteiras na Irlanda do Norte (casos graves).

Não tratamos de reclamações sobre:

  • Questões operacionais da polícia, tais como a forma como a polícia prioriza o seu trabalho ou como gere as suas operações ou o número de polícias atribuídos a uma área;
  • Agentes policiais que se encontrem de folga, salvo se o facto de serem agentes policiais for relevante, como por exemplo se lhe disserem que são agentes policiais;
  • Policiais e funcionários da polícia aposentados, a menos que a denúncia seja de que infringiram a lei enquanto trabalhavam para a polícia.
Observe:

Normalmente, você deve fazer uma reclamação no prazo de um ano após o incidente que o preocupa.
Geralmente, quanto mais cedo você fizer sua reclamação, melhor. Algumas evidências podem ser perdidas com o passar do tempo.
A Ouvidoria da Polícia pode investigar reclamações sobre incidentes ocorridos há mais de um ano antes de nos serem comunicados, se considerar que as questões envolvidas são graves ou excepcionais.
Normalmente, só poderemos investigar se você esteve pessoalmente envolvido ou foi afetado pelo incidente, ou se estiver agindo em nome de alguém que esteve.
Poderemos ser obrigados a partilhar as suas informações com outras partes, tanto durante a investigação da sua reclamação como para cumprir as nossas obrigações legais.
Mais informações sobre quando poderemos compartilhar suas informações estão disponíveis em nosso Aviso de Privacidade